Hortolândia tem menor índice de área com floresta nativa entre as cidades da região de Campinas

05/12/2016

Município tem 4,1 mil hectares de infraestrutura urbana para 70 hectares de formação florestal. Sumaré e Santa Bárbara também têm números baixos.

Hortolândia (SP) tem o menor índice de área com floresta nativa entre as 10 maiores cidades da região de Campinas (SP), segundo dados obtidos pela EPTV, afiliada da TV Globo, no Mapbiomas, um projeto de mapeamento anual da cobertura e uso do solo no Brasil. Segundo o balanço, o município tem 4,1 mil hectares de infraestrutura urbana para apenas 70 hectares de formação florestal.

As duas outras cidades que completam a lista das três com menos pontos de floresta são Sumaré (SP), com 5 mil hectares de construção e 281 de área de formação florestal, e Santa Bárbara d’Oeste, que tem 501 hectares de bioma nativo para 3,5 mil de urbanização.

De acordo com o Mapbiomas, as consequências em cidades com poucos pontos de florestas são a perda da diversidade, o ar seco e o aumento da sensação de calor. As florestas nativas são um bioma específico que não aumentam com a plantação de poucas árvores ou criação de áreas verdes nos municípios.

A população de Hortolândia sentiu a diferença no aumento do calor. “Antigamente era mais fresquinho. Tinha mais verde, mais árvores, mas foram cortando e aí fica mais quente, mais poeira, e a gente sofre”, disse um morador do Jardim América.

Jardim Amanda concentra as poucas áreas de floresta nativa em Hortolândia — Foto: Reprodução/EPTV

Jardim Amanda concentra as poucas áreas de floresta nativa em Hortolândia — Foto: Reprodução/EPTV

Sérios problemas

O gestor ambiental Francisco Martins de Almeida Rollo afirmou que, além da sensação de bem-estar, a floresta nativa também contribui para prevenir doenças, evitar enchentes e preservar as nascentes e rios.

“Tudo é muito impermeável, a água não consegue infiltrar no solo. Esses remanescentes de vegetação promovem que água infiltre e que a gente não tenha formação de enchentes e os problemas associados. A gente tem que adequar o espaço para que as árvores caibam. Isso é política pública”, explicou o especialista.

O que diz a Prefeitura

A Prefeitura de Hortolândia informou que, até 2020, a intenção da administração é plantar 100 mil mudas de árvores, sendo que 66 mil já foram plantadas. A ação faz parte de um programa do governo estadual que visa a recuperação de nascentes e matas ciliares.

Hortolândia é a cidade da região com menos floresta nativa — Foto: Reprodução/EPTV

Hortolândia é a cidade da região com menos floresta nativa — Foto: Reprodução/EPTV

Fonte: G1

Aplicativos


 Locutor Ao vivo


AutoDJ

Gospel Mix

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Top 5

top1
1. Priscilla Alcantara

Me Refez

top2
2. Gabriela Rocha

Lugar Secreto

top3
3. Davi Sacer

Tua Graça me Basta

top4
4. Anderson Freire

Acalma o meu coração

top5
5. Aline Barros

Ressuscita-me


Anunciantes